top of page
Search

Economia criativa ou Economia Laranja é a bola da vez

A economia criativa é uma área da economia que se concentra nas indústrias criativas, como música, artes plásticas, design, literatura, cinema, publicidade, moda, entre outras. No Brasil, a economia criativa vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos, e com isso, muitas oportunidades de emprego têm surgido nesse setor.

Uma das principais características da economia criativa é o seu potencial de gerar emprego e renda de maneira mais acessível do que outros setores, já que muitas vezes não é necessário investir em grandes quantidades de capital para iniciar um negócio. Isso faz com que ela seja uma opção atrativa para muitos jovens empreendedores e artistas.

Além disso, a economia criativa também tem um impacto positivo na diversidade e inclusão. Muitas vezes, os trabalhadores dessas indústrias são jovens, mulheres e artistas de minorias étnicas, que podem encontrar dificuldades para se inserir em outros setores mais tradicionais. Por meio da economia criativa, esses indivíduos podem se destacar e ter a oportunidade de mostrar o seu talento e criatividade.

No Brasil, a economia criativa já representa cerca de 3,3% do PIB do país, o que equivale a cerca de R$ 342 bilhões. Isso mostra o potencial desse setor no país e as oportunidades de emprego e renda que ele pode oferecer. Alguns dos principais segmentos da economia criativa no Brasil são a música, o design, a moda, o cinema e a publicidade.

A música, por exemplo, é um setor em franca expansão no Brasil, e há muitas oportunidades para músicos, produtores, engenheiros de som e outros profissionais da área. O design também é uma área em alta, com muitas oportunidades para designers gráficos, web designers, designers de moda e outros profissionais da área. A moda também é um setor importante da economia criativa no Brasil, e há muitas oportunidades para estilistas, modelos, fotógrafos de moda e outros profissionais da área.

Além disso, o cinema e a publicidade também são setores importantes da economia criativa no Brasil, e há muitas oportunidades para atores, diretores, roteiristas, produtores e outros profissionais da área

1 view0 comments

Recent Posts

See All

São Paulo e a Economia Criativa

São Paulo é a cidade mais populosa e rica do Brasil, e também é um importante centro de produção e consumo de bens e serviços na economia criativa. De acordo com o Ministério da Cultura, a economia cr

Os 4 tipos de futuro são:

Futuros possíveis: inclui todos os tipos de futuros que podemos imaginar - aqueles que “podem acontecer” - não importa o quão rebuscados, improváveis ​​ou “exagerados”. Futuros plausíveis: um subco

bottom of page